NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

18 de novembro de 2011

MAIS AFINAL PRA QUE DIABOS SERVE A TECLA Scroll Lock ?

Esse, sem dúvida, é um dos maiores mistérios da Informática. Se houvesse um contador mundial de quantas vezes essa pergunta foi feita, provavelmente ele não conseguiria armazenar um número tããão grande…
Depois de muita pesquisa dos meus amigos lá do MIT, eis que a pergunta será finalmente respondida!
Afinal, pra que serve a tecla Scroll Lock? 
Pra começar, vamos ter uma breve aula de História da Informática.
Antigamente os computadores não tinham essa interface bonitinha que todos vemos hoje, cheia de desenhos, de imagens, de cores. Tudo, absolutamente tudo, era em modo texto. Se você já abriu o Prompt do Windows ou o Terminal do Linux, saiba que há alguns anos atrás o uso do PC era somente daquele jeito, na base do texto puro.
Acontece que às vezes não cabiam todas as informações na tela, e aí aparecia a nossa famosa barra de rolagem, que serve para movimentar o conteúdo para cima e para baixo. Apesar de já existir o mouse, naquela época não era comum utilizá-lo.
“E como eles iam pra cima e pra baixo sem mouse?” É aí que entra o Scroll Lock! Essa tecla servia para ativar ou desativar uma função dos cursores (as setas do teclado). Quando o Scroll Lock estava ativo você poderia rolar a tela verticalmente, e quando estava desativado você poderia percorrer pelo texto.
E hoje em dia, essa tecla serve pra que?
Hoje são raros os softwares que a utilizam. O único software conhecido que atribui uma funcionalidade ao Scroll Lock é o Excel. Quando a tecla está desativada, ao usar as setas do teclado nós nos movemos pelas células, porém quando ela está ativa nós podemos rolar a planilha verticalmente e horizontalmente.
Vale ressaltar que alguns sistemas Linux usam a tecla ainda hoje para dar um “pause” na tela do Terminal. Algumas vezes a saída de um comando é muito grande, então você pode congelar a tela para poder ver o que está sendo impresso ali.
Em suma, a maior função desta nossa querida tecla é realmente acender uma luzinha extra. Se você conhece algum programa que tenha uma função associada ao Scroll Lock, não deixe de nos avisar aqui pelos comentários. Abraços!

Fonte:  http://www.iotecnologia.com.br/pra-que-diabos-serve-o-scroll-lock

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...