NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

24 de maio de 2012

O QUE VOCÊ FAZ COM SEU LIXO ELETRÔNICO ?

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de 2010, o Brasil ocupa a ingrata posição de líder na geração de lixo eletrônico por pessoa entre as nações emergentes, deixando para trás até mesmo países como Índia e China, que contam com uma população muito maior do que a nossa. 
Para mudar este panorama, é preciso que toda a população tenha consciência do que está descartando em seu lixo eletrônico, pois muitas coisas podem ser doadas para serem reaproveitadas, e outras devem ser separadas para não contaminar o meio ambiente. O lixo eletrônico deve ser reciclado de forma cuidadosa por pessoas especializadas, caso contrário, o risco de contaminação é alto. Muitos catadores sem preparo retiram os componentes que acreditam ter algum valor, e depois descartam o resto. 
E-Lixo Maps (Foto: Reprodução) 
E-Lixo Maps (Foto: Reprodução)
Para saber onde descartar o seu lixo eletrônico, de uma forma que não prejudique o meio ambiente, basta visitar o site E-Lixo Maps, uma ferramenta de busca que permite que você coloque seu CEP e procure por postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico no Brasil inteiro. Também existem outros sites que também oferecem o mesmo serviço.
Em uma iniciativa que merece aplausos, foi criado em São Paulo um curso ensinando membros de cooperativas de catadores a lidarem com o lixo eletrônico, sabendo como fazer o desmonte de celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Saiba mais sobre o projeto Eco-eletro.
Existem muitas atitudes que podem amenizar o problema da dificuldade de descartar o lixo eletrônico, entre elas a logística reversa, que consiste em devolver o produto aos fabricantes depois que ele não estiver mais funcionando. A questão é que isto depende de vários fatores, incluindo a vontade política de nossos governantes. O momento é bem favorável para uma reflexão sobre o assunto. 
Além de ser a sede da conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Rio de Janeiro teve uma outra ótima notícia na área ambiental na segunda-feira passada (21/05). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Governo do Estado para a criação do Instituto de Tecnologia Verde, que vai ficar na Ilha do Fundão, nas instalações da Coppe/UFRJ. 
O Instituto, que deve ser anunciado oficialmente pela Presidenta Dilma Roussef na Semana do Meio Ambiente, no começo de junho. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, diz que o foco do Instituto de Tecnologia Verde é buscar novas alternativas em energias renováveis e tecnologias de baixo carbono. Saiba mais sobre o Instituto Tecnologia Verde no G1.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...