NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

24 de fevereiro de 2012

AJUDANDO UM AMIGO.

ELE ME LIGOU E ME DISSE QUE TINHA IDO A CAPITAL FAZER UM CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICRO (AVANÇADO) , E GOSTARIA DE SABER COMO ERA MINHA FORMA DE TRABALHO E COMO E QUANTO EU COBRAVA PELOS MEUS SERVIÇOS, ASSIM ELE TERIA UMA BASE, JÁ QUE ELE TAMBÉM PASSARÁ A TRABALHAR NESTA AREA.  (Resposta)
Resolvi responder aqui no blog por que sei que essa duvida é comum para quem está iniciando na area ou pretende. vamos lá... 
Minha opnião é a seguinte, se você realmente quer trabalhar nesta area, trabalhe, mais com responsabilidade. pois as maquinas dos clientes, não são cobaias de aprendizado, muito menos de teste, portanto tanto os clientes quanto suas maquinas merecem respeito.imagine você pegar uma maquina  TOP de linha ou qualquer uma outra marca por exemplo:  
Top De Linha Intel Core I7 / 10gb/ 1,5tb/ Geforce  (3.999)
você foi solicitado por um cliente para deixar seu PCs Top de linha que está na caixa zero bala funcionando, tinindo. Formatar/ Montar/ Instalar os Programas solicitados por ele, instalar modem/ ou montar a rede de sua necessidade. enfim esses procedimentos basicos. BLZ... você se dirigi ao cliente e diz vou ter que levar a maquina para o laboratório ou para sua casa, para formatar lá, blz. você como técnico ja com alguma malicia e conhecimento, dar um jeito de testar a maquina na frente do cliente para saber se está funcionando direitinho, ou quando não dar de testar na casa do clientes antes você se certifica com ele que está. geralmente fazemos isso em maquinas usadas. maquinas zero bala raramente temos essa necessidade. enfim você leva para sua casa e quando vai fazer os procedimentos, percebe que a maquina não está funcionando e que algum Hardware está com defeito. e ai ? o cliente meu amigo muitas vezes não quer nem saber, quer apenas a maquina dele funcinando já que você levou funcionando de sua casa, nada mais justo não. o problema é que a maquina custa 3.999 meu amigo e agora, você está preparado para cituações assim.. tomara que nunca aconteça, mais e se acontecer... na informática já vi de tudo, tudo pode acontecer enfim esse é um dos casos. comigo uma vez aconteceu o seguinte me ligaram solicitando uma  manutenção preventiva, pedi que deixassem o PC em minha casa, até ai tudo bem, quando cheguei em casa fui fazer a dita cuja manutenção preventiva, e nada de o PC ligar, comecei a fazer os testes e na troca do HD. o probelam se acusou o HD de cliente tinha ido pro PAU... liguei para ele avisei do problema, ele me disse que sua mulher que estava usando o PC quando ocorreu o problema. segundo ele verificou com ela e ela disse que o PC tava normal ela tinha apenas tirado da tomada, e como o cabra é daqueles que o PC é da mulher, o sofar, a geladeira, a TV, o som, a bicicleta, a impressora, o cachorro enfim tudo é dela. me disse que ela queria funcionando pois entregou em minha casa funcionando, é eu deveria ter pedido para quem recebeu em minha casa ter testado... mais conciente de onde estava a mentira.. substitui o HD dela danificado e coloquei o meu de reserva com 320 gigas a mais que o dela. RUHM é isso mesmo, continuando o assunto. cobrei a manutenção interna limpeza e formatação normal, devolvi nas mãos do cliente o HD queimado. e fui embora... 1 hora depois quando eu estava sentando no sofá.. o telefone toca era o dito cujo do cliente, me dizendo que o PC não ligava ruhm, fui lá, chegando lá, percebi que realmente não ligava, coloquei minha chava de teste na tomada... hora tomada de 220. com rabicho ligado abastecendo gerador de Luz que estava no quintal, rumh ai já viu. perguntei a senhora dona do PC se ela tinha ligado antes nesta tomada ela disse que sim, pois tinha mandando trocar a tomada para ligar o gerador mais que achava não ter problema, pois ela poderia ligar a Geladeira, o Gerador e o PC no rabicho... até o serviçau do marido riu..., abriu a carteira perguntou quanto custava meu HD disse-lhe o preço, ele me solicitou outro... assim o fiz. vendi meu HD e ganhei duas formatações e mais o filho e a filha do casau que não residiam na casa como novos clientes.
enfim continuando.... o assunto quanto cobrar pelos meus serviços? isso que o (MTK) quer saber.
Não há receita de bolo pra isso, mas uma coisa é certa, existem dicas que podem te ajudar a ter uma idéia melhor de como fazer um orçamento, de como começar cobrar pelos seus serviços.
1 – Analise seus gastos
Essa dica parece bem óbvia, mas acreditem, muita gente dá um orçamento sem pensar primeiro no gasto que vai ter. Tudo bem que as vezes você vai trabalhar em casa, com os seus recursos (talvez apenas seu computador), mas estará gastando sua energia, seu tempo, seu hardware, sua conexão. Tudo isso deve ser levado em conta. Pode ter certeza que uma empresa ou um técnico sério leva tudo isso em conta antes de dar um orçamento.
2 – Tenha um salário
Quer trabalhar por conta própria, ganhar dinheiro mas sem pensar em ter salário? Meio contraditório não? Bom, após ter analisado os gastos, defina um valor que você queira ganhar por serviço o importante é você valoriza o seu trabalho, afinal mais importante do que os recursos que irá gastar para completar a tarefa, é o seu conhecimento em como completar a tarefa. na minha opnião não devemos ser melhor que fulano ou siclano, para sermos reconhecidos como bons técnicos, seja melhor para o seu cliente, resolva o problema dele e pronto, afinal é ele quem paga suas contas e não seu concorrente. 
3 – Analise o mercado
Se ainda tiver dúvidas em como cobrar, analise o mercado, descubra quanto os profissionais sérios cobram para fazer o mesmo serviço. Pesquise por outros profissionais, pergunte, a humildade as vezes te salva de cada sufoco que você nem imagina.  saiba quanto eles estão cobrando e tente não cobrar abaixo disso, pois senão estará prostituindo o mercado.

Problemas em cobrar barato demais

Um orçamento baixo demais acarreta mais problemas do que um orçamento médio ou caro. Eis alguns problemas que poderá encontrar caso dê um orçamento muito barato:
  1. Não conseguirá cobrar caro depois: Se você começar cobrando 35,00 reais num tipo de serviço, quando estiver craque e confiante naquilo que faz, pronto para cobrar 50 ou 60 reais pelo mesmo serviço, você não irá conseguir, pois já será conhecido como “o cara dos 35,00 reais”.
  2. Empresas e Pessoas sérias não pagam pouco: Elas preferem pagar caro por um bom trabalho, do que pagar barato por um serviço porco, se alguma empresa ou pessoa séria precisa de um serviço que você consegue fazer, e o seu orçamento fica muito abaixo dos concorrentes, a empresa ou a pessoa irá desconfiar que você é uma pessoa insegura e pode não dar conta do trabalho, portanto irá te classificar como incapaz. Além de não te contratar, não irá te recomendar.
  3. Prostituição do mercado: Cobrando pouco seus clientes irão pensar que o valor do serviço é realmente aquele valor mínimo que você está cobrando, e irão espalhar que o serviço não vale o quanto os profissionais sérios estão cobrando, e sim quanto você cobra. Um erro, pois dessa forma não será apenas você que será afetado, mas sim toda a comunidade que presta os mesmos serviços que você.

Seja confiante

Uma das regras primordias do empreendedorismo é: acredite em seu produto, neste caso seu produto é seu serviço. Se você acha que seu produto vale 100 reais, o seu cliente irá pensar que vale isso, e não ficará disposto a pagar e nem a valorizar seu serviço mais do que isso. Você deve ser o primeiro a valorizar o que faz. Não se preocupe caso não consiga vender seu serviço por cobrar um preço justo ou considerado caro por muito, pois é melhor perder um cliente disposto a pagar 100 reais do que mais pra frente ser recusado por um cliente que está disposto a pagar 5 mil reais.
e concerteza uma recusa de serviço por constatar que o preço é ( X ), o cliente não está dizendo que seu serviço não é bom, muito pelo contrario ele está dizendo que seu serviço é bom demais, mais que no momento ele prefere tentar com outro profissional mais em conta. mais com certeza ele procurará você depois, pois nem sempre sabemos tudo, e o profissional barato pode errar assim como você e eu podemos errar, isso é normal mais sempre alguém da area vai aproveitar e concertar o erroum no lugar do outro. isso é normal. 
continuando com as dicas visite a aba do meu blog (Serviços e verifique meu preço) é claro que eles podem variar dependendo da região que você queira trabalhar ou trabalha. 
essas e outras dicas você encontra aqui no Blog da InforTech   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...