NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

8 de dezembro de 2011

MACETES PARA EVITAR GOLPES DE CLIENTES CHARLATÕES

Nós que trabalhamos com suporte técnico de vez em quando encontramos clientes que querem se dar bem, agem de má fé e querem nos fazer de besta, assim como do contrario também é claro existem técnicos que só querem se dar bem encima dos clientes.  postamos uma matéria sobre técnicos mal carácter. enfim continuando o assunto, Provavelmente você deve ter uma história pra nos contar.

Pensando nesses técnicos que são enganados pelos seus clientes, nos preparamos este post com alguns macetes a serem usados nos seus atendimentos.

Cliente enrrolão nunca mais ! 

1.  Estabeleça preços e defina os serviços a serem executados

Assim que você identificar o problema na máquina do cliente, defina o preço do serviço e o que vai ser feito. O indicado é que você faça isso tanto verbalmente (falando para o cliente) quanto em um documento (uma ordem de serviço, por exemplo).
Esse tipo de atitude evita que o cliente pague por um serviço (limpar uma memória, por exemplo) e fique empurrando vários outros no preço que pagou por exemplo instalar o MSN que não tinha, tira aquela mensagem de Windows falsificado e outros…).

2.  Deixe claro que software não tem garantia

Definitivamente software não tem garantia, pois está susceptível a modificações feitas pelo usuário. Só tem garantia aquilo que você lacra e sabe que ninguém vai mexer. Deixe tudo funcionando, mostre a ele e diga que se houver algum problema, a garantia não cobrirá (já que não há); meios de você controlar que vai usar o equipamento, essa semana chegou até mim um notebook que eu tinha feito manutenção a um mês atrás a cliente por ser minha amiga e tentando se aproveitar disso, me indagou meu notebook não ta ligando mais depois que você olhou, achei estranho, e indaguei mais você veio aqui agora, por que não veio antes ? a tava viajando e deixei meu notebook com minha sobrinha, ela disse que ele levou uma quedinha, mais nada grave. rsrsrsss  nada grave. me der licença se quiser que eu arrume posso dar uma olhada mais vou cobrar, o erro não foi meu, foi de quem deixou cair. enfim são situações assim que devemos saber como contornar
   
3.  Evite aceitar lanches, presentes ou brindes

A regra geral é para que você não aceite lanches. Mas como eu sou um ser humano que aderiu ao pecado capital da gula, costumo aceitar as gostosuras que me são oferecidas. O problema é quando o cliente tenta lhe comprar com agrados a fim de ganhar um reduzida no preço do serviço contratado. Acreditem, isso é mais comum do que se imagina.
Outro problema é quando você não obedece à regra nº 01. e no final do serviço acaba ganhando 1001 elogios e um obrigado. O dinheiro que é bom, nada !

4.  Não caia no golpe dos elogios

Exemplo: Quando a amiga da sua mãe vier lhe elogiando o serviço todinho, suspeite! Provavelmente o máximo que você vai ganhar é um obrigado. Veja como funciona o golpe:
Cliente: Mais Nômade (meu apelido)! Como você é inteligente! Olha só Rubens (o marido da cliente), o Nômade já trabalha com computação ah 7 anos! Quero que o Júnior seja um técnico também... Olhe meu filho, muuuito obrigado por ajeitar o computador da gente viu. Diga a sua mãe que mandei um beijo pra ela e que amanhã à noite mando um pedaço de bolo pra você :* pronto golpe executado com sucesso. rsrsrssss 

5.  Evite ao máximo prestar serviço para parentes ou amigos

Prestar serviço para parentes é sempre muito perigoso. Primeiramente porque ele vai querer que você faça um preço super-hiper-mega-maxi-amigável. Segundamente porque se houver algum problema durante a manutenção você vai virar piada nas reuniões de família pelo resto da vida. Terceiramente porque o parente vai ficar lhe pedindo opiniões, sugestões e tirando dúvidas com você sempre que necessitar. Faça o que eu digo: Evite! mais se for um parente ou um amigo inteligente que reconhece que é seu trabalho, que você vive disso, e que acima de tudo valoriza o que você,  sendo assim faça afinal parente e amigo que paga também é cliente. 

6.  Não intermedeie negócios entre seu cliente e um fornecedor

Intermediar negócios é comprometedor. por que quando você tira uma maquina da casa do cliente, para leva-la em algum lugar, mesmo que não seja você que venha a fazer os reparos na maquina, você é o responsável pelo equipamento do cliente.

7.  Evite levar algum equipamento do cliente para casa ou para seu laboratório

Por mais injusto que pareça, nós, técnicos em manutenção, somos taxados muitas vezes como ladrões. Ladrões porque roubam peças, ladrões porque enganam os clientes ou por qualquer outro motivo...
Devido a esta desconfiança geral da sociedade, não é interessante que levemos computadores para consertar fora da empresa o da casa do cliente, a menos que ambos sejam já de confiança e que realmente seja necessário. pois qualquer problema posterior à manutenção feita, será culpa do técnico. E só pelo motivo dele ter levado a máquina pra casa, será motivo de desconfiança.
Para evitar esse mal estar entre nós e nosso clientes, evite levar as máquinas. Tente consertá-las onde elas estão.

8.  Caso leve ou já receba a máquina no seu laboratório ou em sua casa, teste-o na frente do cliente

importantíssimo isso, Já vi muitos casos onde o cliente deixa o computador na assistência técnica ou na casa do técnico alegando que o PC está com vírus. Quando na verdade ele nem liga. Quando o técnico vai realizar o reparo (remover o vírus), nota que o computador nem sequer liga. e entrando em contato com o cliente o técnico ouve:
-Meu computador foi praí funcionando, quero ele do jeito que estava!
O problema é que o cliente sabia que o computador não estava ligando e devido ao “não-cuidado” do balconista ou do técnico em testar o equipamento na hora e na frente do cliente. ele (o cliente) levou a melhor com a sua má fé.
Portanto, sempre que receber um equipamento tenha o cuidado de testá-lo na frente da pessoa que lhe entregou.

Espero que essas dicas tenham tido alguma valia na vida profissional dos técnicos que leem este blog.

essas e outras dicas interessantes você encontra só aqui. (no Dicas e Macetes de Informática)      

2 comentários:

Uiugor (ELECON) disse...

Cara muito boas suas dicas vou tentar coloca-las em pratica.

Evandro Pereira disse...

Ta certo Uiugot, agradeço o comentario positivo, volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...