Verdade: NTFS é mais seguro quanto a perda de arquivos
O NTFS conta com um sistema de journaling, que grava um log de tudo que está sendo modificado na estrutura da partição NTFS. Caso acabe a luz ou ocorra algum desastre similar, o NTFS termina (ou desfaz) as últimas modificações nos metadados da partição, deixando sua partição acessível. Quando acaba a luz e você usa FAT, só resta rezar enquanto religa máquina.
Mito: é mais fácil recuperar dados em uma partição FAT
Esse mito vem do fato que os disquetes de boot DOS e Windows 9x não acessam partições NTFS. Mas as pessoas geralmente esquecem que os disquetes de boot já não são essenciais. Todos os CDs do Windows 2000/XP podem ser usados para dar boot na máquina e acessar os arquivos da partição usando a opção de "Recovery".
Para esses casos específicos também existem as distribuições Linux que consegue fazer boot com interface gráfica, conexão com Internet e suporte a Pen Drive USB, tudo isso rodando diretamente do CD. Assim você pode copiar seus arquivos tranquilamente. Algumas permitem que você copie o Linux inteiro na RAM, retire o CD de boot e use o gravador de CD normalmente. A grande maioria das distribuições Linux hoje em dia vêm com o driver de NTFS (somente leitura). (A grande excessão é o Fedora Core, mas eles devem ter algum motivo político/ideológico para isso...)
Mito: FAT32 é mais rápido do que NTFS
Eu também tinha essa impressão. O fato do driver de FAT do Windows chamar fastfat.sys também ajuda. Mas eu nunca encontrei nenhum estudo conclusivo que dissesse isso. O que eu mais encontrei na Internet foram informações de que o NTFS é mais rápido do que o FAT em partições grandes. E como hoje em dia o menor HD que você consegue comprar é de 80 GB...
Mito: Partição NTFS não fica fragmentada
Realmente, a partição NTFS tem bem menos problema com fragmentação. Mas não é verdade que NTFS não fragmenta. Tanto não é verdade que existe um desfragmentador no Windows.
Um comentário:
Oláamigo.Em resposta ao seu comentário, seu blog é muito bom também.Já estou te seguindo.Bom trabalho pra vc.
Postar um comentário