NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

15 de junho de 2011

PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO É LANÇADO EM ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

O UCA é um programa do governo federal que está beneficiando 300 escolas em todo o Brasil - nove delas no Acre, sendo três municipais, cinco estaduais e uma federal -, contribuindo para a inclusão digital de mais de 4 mil alunos, professores e gestores de seis municípios. Idealizado e promovido pelo governo federal, o UCA propõe uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, balizadas pela necessidade de melhoria da qualidade da educação, promovendo a inclusão digital de alunos do ensino fundamental e médio de todo o país e a inserção à  cadeia produtiva brasileira no processo de fabricação e manutenção dos equipamentos.
A seleção das escolas foi feita pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O treinamento dos professores e gestores para o uso dessa nova tecnologia está sendo realizado pelos formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional e Ufac, sob a orientação da Unicamp. O curso tem 180 horas, divididas em etapas presenciais e à distância. 
Esse segundo paragrafo me chamou muita atenção quando tive o prazer de ler no Portal de Noticiais do Acre, a respeito do treinamento do professores e gestores, por que ? na minha opinião até ai tudo bem, mais essa questão de inclusão digital a todo custo, como o que está parecendo ser o UCA  pode ser perigosa, no tocante aos beneficiarios finais desse projeto, que são os alunos, para entendermos melhor, acompanhei com um amigo o lançamento da entrega de 300 net.. de uma escola estadual de nossa cidade, e de cara notamos que 70 % dos alunos nunca tiveram contatos com essas maquinas, muitos menos saberão manusealas de forma correta a curto prazo, sem qualquer treinamento ou aulas a respeito, tentei me informar na escola a respeito de quem era a responsabilidade de ensinar informatica na escola ou seja, quem era o professor (a). ou monitor (a), de informatica que ali ministrava as aulas, um dos alunos me disse que não existe professor (a). de informatica na escola e que de vez enquando eles vão ao laboratório fazer pesquisas com o professor de português, fui mais a fundo e perguntei ao aluno qual sistema operacional era usado no laboratório de informatica da escola, ele me disse que não sabe o que é isso, mais que lembrava que via na tela quando ligava o computador um X e um P. ja um pouco indigado, fui para casa e fiquei imaginando, como os projetores e idealizadores dessa idéia não podem se preocupar ou terem se preocupado com essa questão, e mais quando felei que o segundo paragrafo era chamativo por que os professores estavam sendo treinados e tal, já pensei no problema bem mais na frente, por que? professor e gestor treinado vai ensinar o aluno, pelo menos é essa a lógica, mais a questão é que os alunos ja desfrutam do equipamento sem treinamento e muitas vezes o minimo de conhecimento sobre informatica, e mais, por coincidência, um desses professores que atua como monitor(a). e que passou pelo treinamento, me procurou para que eu a ensinasse a usar o LINUX, pois é este o sistema operacional quem vem nos nas maquinas. é ai meus amigos que ta o problema, inclusão digital de qualquer forma, é fracasso na certa. isso na minha opinião, EU ja tão indignado e imaginando que pior que aquilo não ficaria, me surpreendi quando o monitor (a). Me solicitou que eu fizesse um Curriculum Vitae para ele (a). pois usaria para participar de uma seleção de monitores de mais uma escola. é isso mesmo amigos, ficou pior rsrssss, mais tudo bem, outra questão a ser levantada é sobre o suporte dos equipamentos, e quando o net.. der problema seja no sistema, seja fisicamente, quem concerta, quem pode mexer, quem paga a conta. perguntei isso a um aluno do terceiro ano do ensino médio que foi contemplado, ele me disse que sua mãe assinou um termo de responsabilidade sobre o equipamento e que se isso acontecesse ela pagaria o equipamento, e não era resposabilidade do governo ajeitar, até ai tudo bem, só que no (termo), segundo ele, tambem diz que não se pode modificar o equipamento nem o sistema, muito menos almentar seu desempenho na parte de fisica, pois o net é fraquinho segundo ele,  pois é meus caros amigos não sou contra esse projeto, muito pelo contrario, sou um colaborador dele, só levantei esse dialogo por que sei que muitas pessoas também se preocupam com a forma como está sendo feita essa inclusão digital. 
e na minha opinião de qualquer jeito.
A INFORTECH Manutenção de computadores em Geral está a disposição para ajudar e resolver seus problemas  (68) 9963-0786     Msn: silva.t.k@hotmail.com         

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...