NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

11 de maio de 2011

Desvendando a Famosa Tela Azul da Morte

OBS: materia complementada

1. Introdução

Apesar do tema não ser algo novo, ainda existem muitos temores acerca do erro que gera uma Tela Azul no Windows, também chamado de “Stop Error” devido a um fator simples: quando este tipo de problema acontece temos uma parada no servidor de acesso, o que significa uma parada na produção por alguns minutos ou horas. e quando isso se torna uma intermitência chata, temos que buscar uma solução.

Este tipo de problema precisa ser depurado com bastante cuidado, até mesmo porque muita gente interpreta que não tem certa habilidade nesse campo, quando se depera com esse problema se desespera,ou em alguns casos extremos simplesmente vão logo tentando reinstalar o sistema. e mesmo tentando reisntala não conseguem por que o mesmo erro acontece durante a instalãção.

2. Revisão dos Conceitos básicos de Sistema Operacional

Para entender os motivos que levam o Windows a ter um problema de parada inesperada é importante lembrar de alguns conceitos que independem do fabricante do sistema operacional e estão mais ligados à teoria geral de sistemas operacionais.

Se tratando de conceito, podemos então afirmar que a arquitetura x86 é dividida em quatro anéis, os anéis por sua vez são mecanismos de dividir o sistema operacional em níveis diferentes de privilégio de acesso. Na arquitetura x86 existem os anéis 0,1,2 e 3 – nesta ordem temos o número 0 com o mais alto nível de privilégio de acesso e o número 3 com o nível mais básico.

O Windows utiliza o anel 0 para o modo Kernel, que é o modo pelo qual é garantido acesso completo a toda memória do sistema assim como todas instruções de CPU. De outro lado o Windows também utiliza o anel 3, porém para o modo Usuário. Este modo é responsável pelas aplicações finais, não tendo acesso direto ao hardware e com isso não comprometendo a estabilidade do sistema operacional.

3. Por que erros deste tipo ocorrem?

Antes de falar com mais detalhes sobre a tela azul, devemos entender porque um erro desta natureza ocorre. Vejamos então alguns exemplos:

· O sistema pode sofrer uma parada fatal quando algum componente que está sendo executado em modo Kernel é prevenido de continuar sua execução normal;

· São exemplos de componentes que rodam neste modo:

o Drivers de dispositivos;

o Componentes do sistema operacional;

o Drivers de filtros de aplicações;

Sabendo que apenas os componentes que rodam em Kernel podem afetar o sistema operacional fica mais fácil de encontrar os possíveis causadores de tal problema, que neste caso seriam:

· Drivers de terceiros com problema;

· Falhas no Sistema Operacional;

· Falha de hardware.

4. Entendendo o Erro

É importante interpretar cada parte da tela azul, cada parte da mensagem tem uma explicação específica e endereça uma determinada área. Somente o fato de saber interpretar essa mensagem já pode lhe abrir caminhos para entender o problema e a partir daí fazer uma investigação mais detalhada sobre a causa raiz.

Vejamos abaixo como seria então essa interpretação:

Bem, vejamos então o significado de cada sessão:

1) A primeira parte da tela azul é considerada uma sessão chave na interpretação do erro e investigação da causa raiz. Neste caso do exemplo temos então as seguintes informações:

· Tipo de Erro: 0xD1 - DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

· Parâmetro 1: endereço de memória que foi referenciado;

· Parâmetro 2: IRQL ou nível de interrupção de software que foi requisitado naquele momento;

· Parâmetro 3: tipo de referência (0 para leitura e 1 para escrita);

· Parâmetro 4: o endereço que referenciou a memória.

OBS: A quantidade de parâmetros assim como o significado vai depender diretamente to tipo de erro que ocorreu.

2) Nesta parte do erro temos informações sobre o possível driver que causou o problema. Isso pode variar em alguns casos de acordo com o tipo de erro. Para este exemplo utilizamos o aplicativo NotMyFault.exe que pode ser baixado do site SysInternals.com. Trata-se de um software gratuito para fins didáticos e para simular alguns tipos de problemas.

3) A parte 3 poderá conter desde possíveis recomendações para a resolução do problema como também poderá conter apenas informações de que o arquivo de dump foi gerado com sucesso.

5. Exemplos de erro

São muitas as possibilidades de erros que aparecem em uma tela azul, conforme foi dito o importante é que se tenha em mente que este erro não é o fim do servidor, isso pode ser totalmente tratável sem requerer medidas mais drásticas.

Abaixo temos alguns exemplos de códigos de erro que podem estar aparecendo em uma tela azul. A idéia é apenas mostrar os mais comuns tendo em vista que a quantidade de códigos de erro é extensa.

· 0x0000000A: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Em linhas gerais podemos dizer que este erro é causado devido a um processo em modo kernel ou a um driver que tentou acessar um endereço de memória a qual não tinha permissão.

Mais informações:

Troubleshooting a Stop 0x0000000A error in Windows XP

http://support.microsoft.com/?id=314063

· 0x00000051: REGISTRY_ERROR

Este tipo de erro pode ter ocorrido por uma falha de hardware ou por uma falha no sistema de arquivos que causou a corrupção do registro. O importante neste caso é que você tenha o backup do “System State”, pois na maioria das vezes a restauração do registro pode ser o caminho mais rápido.

Mais informações:

How to troubleshoot a "STOP 0x00000051 REGISTRY ERROR" error message

http://support.microsoft.com/?id=282501

· 0x0000007B: INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE

Em linhas gerais este erro significa dizer que o Windows perdeu acesso à partição do sistema, essa perda de acesso pode ser devido a problemas de drivers de dispositivos, problema na controladora de disco ou problema no disco propriamente dito.

Mais informações:

How to troubleshoot "Stop 0x0000007B" error messages

http://support.microsoft.com/?id=822052


no +s, se o assunto foi interessante para você, contate o suporte; e obtenha mais conhecimento a respeito de problemas e soluções como este (a)s,

postagem retirada do blog do Yuri Diogenes ( latam team blog)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...