Olá, pessoal! Hoje trataremos de um assunto muito interessante e pouco usado nas empresas, que chamamos de Gestão de Hardware.
Inúmeras vezes nos deparamos com problemas em computadores, tanto nas
empresas quanto nas máquinas pessoais, que acarretam em perda parcial e
na maioria das vezes total de arquivos, sistemas etc, o que nos causa
um transtorno terrível e irreparável.
E por mais que isso aconteça, muita gente ainda não leva em
consideração a importância do cuidado de utilização dos sistemas
operacionais, dos equipamentos que compõem o computador, os acessos a
redes e a limpeza dos componentes internos, que fazem com que todo o
funcionamento do micro esteja perfeito. E é aí que entra a Gestão de
Hardware.
Ouvimos muito dos gerentes de empresas, e mesmo dos usuários comuns, a
frase "meu computador não dá problema...". Considero este como sendo o
grande mal, pois quando o computador por fim der algum problema, será,
na maioria dos casos, irreversível e irrecuperável e, conseqüentemente,
muito, mas muito caro mesmo.
Talvez a contratação de um profissional Gestor de Hardware não saia
tão caro quanto todo o conserto que será necessário nesses casos, já que
a função desse gestor é o total controle dos equipamentos que trabalham
para a administração da empresa e uso doméstico, bem como monitoramento
de funcionamento do sistema operacional, da rede, da segurança de saída
e entrada de informações através da internet, gestão de backups e
sistemas.
O Gestor de Hardware poderá também implantar na empresa um mini curso
sobre segurança de informação, descrevendo o que se deve tomar cuidado
ao receber e-mails, nos acessos à internet e passar informações
importantes e talvez até desconhecidas pelos usuários, e que podem ser
um ganho ainda maior de conhecimento, e claro, de economia em
manutenções e compra de computadores para a empresa.
Compõem a Gestão de Hardware:
- Manutenção Preventiva e Corretiva
- Administração de Redes
- Gerenciamento de Backups
- Entre outros.
Hoje falaremos sobre Manutenção Preventiva e Corretiva. Vamos primeiro entender os dois conceitos separadamente.
Manutenção Preventiva
O próprio nome já diz, previne alguma coisa. Na informática,
usamos esse termo para prevenir qualquer dano que o computador possa sofrer, como problemas no HD, na memória, no processador,
infecção por vírus e até mesmo falhas no sistema operacional. Claro que não é possível uma prevenção total, mas boa parte
das perdas por defeitos desconhecidos em periféricos de computadores acontecem por falta de uma prevenção adequada.
Vou dar um exemplo: um computador "travar" não é algo normal; qual
seria o motivo? Muitos pensam que ocorreu um aquecimento no processador,
ou que foi alguma trilha ou setor
defeituoso do HD. Tudo isso é possível de ser prevenido: ao realizar a
manutenção preventiva são utilizados softwares específicos para fazer
essas checagens e mostrar se tais problemas existem, em tempo hábil de
serem corrigidos antes de uma pane e garantindo uma vida útil maior
tanto para o equipamento quanto para o sistema
operacional.
Manutenção Corretiva
Neste caso é realizada uma correção de algum problema
existente, quando não é possível prever (na manutenção preventiva) algum problema maior. A manutenção corretiva tem
como finalidade solucionar problemas mais graves, como defeitos que
inutilizam memória, ou queima de HD, o que gera a necessidade de substituição e
nova instalação do sistema operacional.
Chegamos, então, à pergunta: é possível levar o computador para uma assistência técnica?
Sim, claro que poderia. Porém a loja não sabe a finalidade do
uso de seu equipamento, quais programas são necessários para a
administração da empresa, e, um detalhe, em muito dos casos os arquivos que estão em um HD queimado podem ser
recuperados, e geralmente lojas e assistências técnicas não fazem isso.
Sem falar que um profissional de Gestão de Hardware
contratado por você tem exatamente o papel de achar soluções para
minimizar os danos à máquina. Também é preciso mencionar que
lojas/assistências técnicas estão ali para vender novos produtos, e não
para recuperar um equipamento danificado. Principalmente, um
profissional de Gestão de Hardware, na sua empresa, trabalha
especificamente para aquele equipamento, diferentemente de uma
assistência técnica generalista.
Pense
bem antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer nos casos de
manutenção de computadores. Prevenir é preciso, mas também é necessário
ter profissionais especializados e que saibam fazer isso.
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