NOS CONHEÇA MELHOR VISITE NOSSO FACE !

INFORTECH Manutenção de Computadores em Geral- (68)9963-0786 (68)3462-1755


Pesquise o que você procura aqui!

12 de julho de 2011

MITOS TOP da informática

Remover o pendrive sem ejetá-lo antes, pode queimá-lo. – Balela! Não ejetar pode no máximo causar um corrompimento de dados ou tabela de alocação, porém dano físico jamais.

Não se pode abrir um HD porque ele é fechado á vácuo. – Mentira! Realmente não podemos abrir um HD num ambiente despreparado (não convém). O HD é hermeticamente fechado, mas não é fechado á vácuo, grande prova disso é que a cabeça magnética só começa a se mover depois que o disco passa a girar a 3600 RPM para gerar o bolsão de ar que irá suspendê-la.

Peguei um vírus que queimou minha placa mãe. – Mentira deslavada! Nenhum vírus é capaz de causar danos físicos. Um vírus poderia até se replicar o suficiente para aumentar excessivamente a carga dos processos e consequentemente esquentando muito o processador, porém as placas trazem um sensor de temperatura que seria acionado e o PC no máximo desligaria.

O Core2Duo é muito mais rápido que o Dual Core. – Esse mito não é uma mentira, é apenas um fato que usuários/vendedores/técnicos desinformados acreditam. Core2Duo é o nome de um processador, um produto enquanto Dual Core é uma tecnologia. O problema é que muitas pessoas passaram a chamar o processador Pentium D de Dual Core por causa do D, que significa Desktop. Salientando, Dual Core é a tecnologia de processador que possui * núcleos, ou seja, todo Core2Duo é Dual Core, mas nem todo todo Dual Core é CoreDuo, já que ele pode ser Athlon X2, Celeron Dual Core, etc.

O cabo flat de 80 vias é mais rápido porque tem o dobro de vias. - Novamente falta de embasamento técnico. Como poderia o cabo ser mais rápido por ter o dobro de vias se continuamos a ter 40 pinos? O cabo de 80 vias é mais rápido por conter entre as vias que trafegam dados, uma blindagem que permite aumentar a frequência de tráfego sem causar interferência.

Resetar o computador pode riscar o HD. – Mito! O recuo da cabeça magnética é tão rápido que não dá tempo de tocar o disco. Porém resetar o PC realmente traz problemas, podendo corromper a partição ou a tabela de alocação, o que pode fazer com que a partição torne-se desconhecida e não permita nem mesmo o reparo do Sistema Operacional.

Dual Channel dobra a velocidade do PC. – Falta de embasamento técnico! Processadores Pentium 4 423 em diante, os processadores Intel trabalham com barramento QuadDDR ou seja enviam/recebem * dados por ciclo e sendo assim precisamos usar * pentes da mesma frequência e mesma latência para que trabalhem em sincronismo e possam suprir os 4 dados enviando/recebendo * dados cada uma por ciclo de clock. Em suma, o computador fica mais rápido, mas sem aumentar a velocidade (frequência) , e sim dobrando a largura de banda. ou seja, enviam/recebem 4 cargas de dado por ciclo enquanto as memórias são

O Vista 32 Bits acima do SP1 reconhece 4 GB de RAM. – Verdade! Reconhecer, poque aquilo não passa de um script, agora endereçar são outros 500. Sistemas de 32 Bits só endereçam 3GB. Para usar mais memória que isso só mesmo instalando versões 64 Bits.

HD precisa ser jumpeado em master para subir o Sistema Operacional. – Balela! Basta que mudemos a prioridade de boot de HD no Setup.


(http://tinfortech.blogspot.com/2011/06/sdram.png) Essa é uma memória DIMM. – Meia verdade! DIMM é encaixe de memória. Memórias DDR, DDR2 e DDR3 também são DIMM. Essa memória é uma SDRAM.

PCs que usam muito programas gráficos, basta colocar um HD SCSI pelo menos para o SO e os programas, ficarem mais rápidos. - Falta de embasamento total! A taxa de transferência máxima (teórica de um HD ATA é de 133,3 MB/s enquanto um HD SCSI chega a 600 MB/s, porém ele precisa ser ligado a uma controladora e que por sua vez deve ser conectada ao slot PCI que tem como taxa de transferência máxima de 132 MB/s, ou seja, menor que do HD ATA. Não adianta ter um HD que tenha uma alta taxa de transferência se a via de transmissão não a acompanha. É gastar dinheiro á toa.

Na hora de comprar o mais importante é escolher um bom processador. - Erro gravíssimo! O componente mais importante de um PC é a Placa Mãe que integra todos os outros componentes, ou seja, Placa Mãe ruim = desempenho ruim! De nada adiantra ter processador top e ter uma má integração, afinal o desempenho será prejudicado e você pode acabar tendo o mesmo desempenho de um processador mais barato trabalhando com uma placa mãe boa.

AMD não presta porque esquenta demais. – Meia verdade! Na época do Athlon XP, realmente os AMDs literalmente fritavam, porém isso tem mudado e na maioria dos casos seus processadores esquentam menos que os da concorrente.

Não instalo * Sistemas Operacionais em minha máquina pois ela ficará pesada!: – Mentira! Quando criamos um dual boot ou boot múltiplo, ocupamos mais espaço, mas jamais a deixariamos mais pesada já que nunca subimos mais de 1 sistema de cada vez. Como subimos 1 sistema de cada vez, subimos apenas os processos desse sistema, ou seja, a mesma carga dele sozinho no PC.

Meu PC/notebook está extremamente lento e o técnico me disse que é porque tenho muitos mp3 e fotos salvos.: - Desinformação! Antigamente quando os HDs eram menores e giravam mais devagar, quando se tinha muitos arquivos (não só mp3 e fotos), costumava-se preencher quase todo o disco e deixando-o sem espaço até mesmo para paginação do sistema e por isso a lerdeza era tremenda. Desde que se deixe espaço para memória virtual (pelo menos uns 10GB livres), pode-se lotar o HD do que se quiser, afinal de que adianta ter discos de tamanhos monstruosos se não é possível usufreuir deles? Só não esqueça de desfragmentar o disco de vez em quando porque muitos arquivos no disco significa muita fragmentação e consequentemente um tempo maior de busca já que esses arquivos estão fragmentados no disco

Creditos : Blog da Hikaritech (http://professorakira.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...